#01 - Entenda seu mercado e seu consumidor

e NÃO COMETE um pequeno ERRO que está te CUSTANDO milhares de REAIS por ano!

Aqui na DNAhub, sempre estamos em contato com muitos empresários e empreendedores através de cursos, treinamentos, encontros e etc.

Desde entidades internacionais como a ONU, até encontros regionais para quem ainda está amadurecendo uma idéia. E eu sempre vejo uma coisa que me preocupa muito...
01 entenda o mercado e o consumidor
Muitas pessoas cometem diversos erros e eu vou começar falando do principal!

A falta de planejamento. E o item que mais pesa é a falta de conhecimento adequando do mercado e do consumidor. Simplesmente por quê o planejamento estratégico raramente é desenvolvido.

Por isso se planeje para 3 anos de atividade e pelo menos 1 ano com todos os custos do negócio em caixa. Pode parecer desnecessário, mas 80% as empresas fecham no Brasil todos os anos e desses 20% que sobram, muito menos da metade chegam ao seu quinto ano de vida.

Grande parte da culpa é sua! Mas é por falta de um conhecimento que é pouco disseminado aqui no Brasil, mas que é "sagrado" nos EUA. Você deve fazer o planejamento adequado para o seu negócio, que deve levar em conta as estratégias de VENDAS, que passam pelo Marketing, Publicidade e Design.

Eu me sentia muito frustrado vendo essa situação e isso principalmente por quê sei o custo para se desenvolver essas estratégias e planejar com tanta antecedência cada passo. Foi um grande caminho entre desenvolver a metodologia Neurodesign (10 anos de empresa e 12 anos de pesquisa) e ter o grande banco de dados de perfis de consumo e análogos multi sensoriais de diversos segmentos.

E se a nossa missão é realmente entre outros objetivos, evoluir o mercado de Comunicação no Brasil através das neurociências, eu resolvi junto com minha equipe desenvolver um roteiro básico, para que TODOS possam entender em um breve texto, as fases de 1 ANO de uma empresa, Empreendimento ou Negócio, no que diz respeito à Estratégias de comunicação.

GUIA PARA TRANSFORMAR SUA MARCA EM 4 PASSOS!

Aprenda agora ...
Para começar a parte principal. Preste muita atenção nas palavras a seguir, pois são um ALERTA que você deve levar em conta com a máxima seriedade.

Além dos custos de abertura do negócio, Imagem da marca, Obras no Ponto de venda, Aquisições, Contratações e etc. Você DEVE ter em vista no mínimo 1 ano dos custos fixos e variáveis (você pode fazer uma média realista e se basear por ela) do seu negócio, além de desenvolver campanhas de publicidade.

Busque saber como se comporta o seu consumidor e quem são os influenciadores dos seus produtos e serviços.

Faça um mapa de posicionamento da sua empresa e dos seus concorrentes, ou seja, dê uma NOTA para o seu Produto; Outra nota para o Custo x Benefício dele em relação aos produtos concorrentes; Outra nota para o seu Ponto de Venda, ou seja, sua Loja, Site, Escritório, Etc. em relação aos dos concorrentes e por fim, a última nota vai para o Composto promocional, ou seja, como é a sua comunicação com o consumidor e a qualidade da sua imagem em relação à do concorrente?

Pegue as 4 notas e faça uma média como no exemplo abaixo:
10 (Produto) + 8 (Custo x Benefício) + 6 (PDV) + 9 (Composto Promocional) = 33

33/4 = 8,25 e considere essa a sua nota. Faça isso com seus concorrentes e gere um quadro como esse abaixo:
mapa de posicionamento - dnahub - neurodesign
Você deverá aumentar suas notas para se distanciar dos concorrentes abaixo e superar os demais. Uma dica é emparelhar as notas primeiro para superá-las uma a uma e ganhar a posição do concorrente à frente.

Para isso você deve separar uma verba para reinvestir na sua estrutura interna e na comunicação através de campanhas promocionais. Desenvolva campanhas durante 3 meses, ou seja, 4 campanhas anuais que podem obedecer a sequência a seguir:

----------- ---------
Primeiro Passo

O Lançamento

Com marca, site, ponto de venda, mídias digitais e impressas já desenvolvidas, você deve fazer 1 mês de Pré-pré-lançamento, ou seja, divulgar que a abertura do negócio está próxima e deve começar a fazer pesquisas sobre o seu consumidor, comportamentos de compra e concorrência. Além disso, você também deve testar sua oferta, verificando com esses possíveis compradores o quê acham do seu produto, se indicariam, etc. Envie amostras também para influenciadores do seu mercado, ou seja pessoas que tem o poder de indicar seu produto ou serviço à diversos consumidores.

Você ainda poderá verificar o interesse das pessoas na sua oferta e poderá identificar as objeções delas antes mesmo do seu lançamento, pois você poderá resolver todos ou a maior parte das objeções e resolvê-las. Vença batalha antes mesmo dela iniciar.
Você poderá coletar testemunhos, ou seja, depoimentos dos usuários que gostaram e indicam a sua empresa ou você. Eles já tiveram uma experiência e podem agora falar e gerar provas da sua eficácia.

E você ainda aquece o seu público, ou seja, já gera neles a expectativa de compra para o seu lançamento (Se for um Ponto de Venda físico, promova um evento e convide os influenciadores e autoridades ligadas ao seu mercado de atuação e público-alvo).
Pontos de contato com o consumidor:

Site: Direcione as pessoas para o seu site através das mídias digitais (com um blog, para entrar em contato ou para compra direta por exemplo).

Mídias digitais (diariamente se possível): Gere conteúdo do valor, melhor fazer menos posts com mais valor que ter muitas postagens triviais). Se possível utiliza pouco texto porém com palavras chave do conteúdo e direcione o usuário ao seu site, página de venda, blog, etc
mídias digitais e apresentação nstitucional - dnahub - neurodesign
mídias impressas - dnahub - neurodesign
Mídias impressas: Você precisa de um prospecto para entregar ao seu público, seja ele no seu ponto de venda físico ou dentro da sua embalagem em uma venda digital por exemplo.

Se você possui um infoproduto por exemplo, tente enviar um brinde de natal ou aniversário.

O importante é ter um material físico a sua disposição sempre que você precisar e acredite isso vai acontecer.
etc...

---------- ----------
Segundo Passo

Fidelização

Ao lançar seu produto ou serviço no mercado, conquiste clientes através de algum tipo de promoção e aproveite para cadastrar seus clientes. Pode ser através de um clube de fidelidade por exemplo e você ainda poderá utilizar a sua lista para enviar promoções e aquecer seus clientes com conteúdo de valor, gerando mais fidelização e indicações.
Pontos de contato com o consumidor:

Site: Mesmos objetivos anteriores e faça dele um "Ponto de encontro" do seu público.

Mídias digitais: Mesmos objetivos anteriores. Aqui você já poderá se beneficiar muito dos algorítimos das mídias digitais. Se você ainda não utiliza S.E.O. sugiro que faça isso o mais rápido possível.

Mídias impressas: Aqui você deve ter prospectos para fidelização do seu cliente, ou seja, convite para cadastro através de uma recompensa como um clube de fidelidade por exemplo, e várias peças impressas que dependem de muitas variáveis, principalmente relacionadas à um ponto de venda físico.

Merchandising: Se você possui um local físico, se certifique que está aproveitando os espaços e os locais "quentes". Em locais "frios" aproveite para inserir ítens que levem as pessoas até eles ou seja, aqueles principais, fazendo com que o consumidor possa visualizar o máximo de ofertas possível, de forma íntegra, ou seja, buscando resolver os problemas do seu consumidor, mesmo aqueles que ele ainda não se deu conta.

OBS: Busque projetar experiências Multi-sensoriais, ou seja:

Faça uma playlist bacana e busque sons que representam os aspectos da sua marca, colocando-os em locais estratégicos.

Procure odores e fragrâncias relacionadas a sua marca e se possível insira no seu PDV físico e em locais de campanhas como feiras e eventos. Se for possível, insira esses odores no seu produto e ou durante a experiência com seu serviço.

Se tiverem sabores relacionados ao seu produto ou à experiência de consumo do seu negócio, explore-os nos eventos, situações e ocasiões de uso, em brindes e etc.

Por último, faça com que a textura do seu PDV e ou do seu produto, assim como do material promocional reflitam a personalidade da sua marca. Ex.: Marca natural, infra estrutura de madeira, pedras, ferro, ou seja texturas encontradas na natureza. Se for moderna, busque formas arredondadas, materiais sintéticos e refletivos (tente inserir o natural aqui de forma sofisticada, fica imbatível). etc...
branding - dnahub - neurodesign

---------- ----------
Terceiro Passo

Branding

Após testar a sua oferta, ajustar as objeções do seu público e apresentar ao maior número de pessoas colhendo depoimentos e fidelizando seus clientes, o objetivo agora é fortalecer sua marca e isso é possível através da QUALIDADE. 

Foco naquilo que satisfaz seus concorrentes e mostre na sua campanha o quanto seu produto/ serviço está melhorando a vida do usuário e como você está melhorando a cada dia sua qualidade através do contato direto com o seu cliente.

Todas as mídias e observações acima, agora com foco na qualidade. Outros materiais promocionais devem permanecer como o clube de fidelidade. Outros podem permanecer mas lembre-se que quanto mais você fixar esse objetivo nesse período, mais vendas você terá no próximo…

mapa de posicionamento - dnahub - neurodesign

---------- ----------
Quarto passo

Relançamento, o próximo nível

Aqui você será o criador da sua campanha perfeita. Pegue tudo o que aprendeu durante as campanhas anteriores (pontos positivos, negativos e interessantes) e melhore todos os aspectos possíveis do seu produto/ serviço e faça os procedimentos da primeira campanha (1 Lançamento) novamente. 

Para não perder estoques faça uma campanha promocional nesse trimestre, se vender serviços, entre em contato com todas as pessoas que por algum motivo não fecharam negócio (através da sua lista gerada ao longo do ano) e avise que essa oferta vai acabar, que o serviço passou por um Upgrade e no próximo semestre custará mais caro.

Tente bonificar seu comprador, demonstre o quão é importante para ele ter seu produto ou serviço e quanto é caro para ele não ter (uma consultoria por exemplo, ou um guarda-chuva, o quanto é caro não tê-los em determinadas situações, imagine perder documentos que não podem ser mais gerados por uma chuva, ou não fazer a consultoria que economizaria milhares de reais, ou geraria milhões para uma empresa).

E depois re-lance, utilize esse ciclo para começar e se você quer aprender a desenvolver todo esse processo. entre em contato com a gente.

Escreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Dnahub - Neuromarcas - 1. entenda o mercado consumidor
Título do Vídeo
Título do Vídeo
Título do Vídeo
Título do Vídeo
Título do Vídeo
Título do Vídeo
06. Sensorializações do Neurobranding
05. Neurodesign e Neurobranding
Dnahub - Neuromarcas - 3. Proporções áureas e análogos multisensoriais.
Título do Vídeo
Neurolinguística
Título do Vídeo
Mapa do seu plano de Lançamento

Os SEGREDOS das NEUROCIÊNCIAS para potencialização de MARCAS

NEUROMARCAS | O guia definitivo

​​Fruto de mais de 13 anos pesquisas e mais de 10 anos de empresa focada no Neurobusiness. 
Através dessa metodologia já foram desenvolvidos milhares de projetos para centenas de empresas no Brasil e Exterior.