#4. Manifestações multi sensoriais das marcas!

Se IMAGINE segurando a ATENÇÃO do seu CONSUMIDOR em diversos locais diariamente... 
Agora aprenda a fazer isso em 4 simples passos!

Até agora você já aprendeu a respeito de marketing, comportamento de compras, desenvolvimento de marcas e agora você irá selecionar as palavras, tipografias, cores, formas, símbolos, sons, odores, sabores e texturas que foram desenvolvidas nos últimos 3 conteúdos (veja nos artigos relacionados)
03. Proporções áureas e análogos multi sensoriais!

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PASSO UM

MODELANDO a sua comunicação MULTI SENSORIAL.

Estímulos envolvidos.
Você desenvolveu um banco de dados de análogos para os sentidos do seu consumidor e agora vamos começar a fazer um funil para selecionar aqueles que possuem maior probabilidade de ser um "Nó de memória" ou seja, um estímulo que desperte reações bioquímicas similares em um conjunto de pessoas.

1- Visão:
Estímulos visuais como cores, imagens, formas, etc. Estes análogos devem gerar links com as memórias do cliente em relação ao ambiente no qual ele está inserido, seja físico ou virtual.

2- Audição:
Estímulos sonoros ligados à percepção e à emoção. Os sons são capazes de chamar a atenção e nos transportar para memórias relacionadas à músicas principalmente. Busque os sons mais prováveis de estarem presentes nos momentos positivos da experiência de consumo do seu cliente e a resolução inteligente dos seus desejos e necessidades.

3- Tato:
Estímulos ligados às respostas do corpo. Sensações térmicas, sensações como embrulho no estômago, frio na barriga, arrepios… todas as respostas positivas como mencionado anteriormente devem ser recriadas no ambiente ou experiências de consumo.

4- Olfato:
Estímulos do ambiente. Possui muita interface com o paladar. Odores tem o poder de nos transportar no tempo, para lembranças antigas por exemplo e também faz parte da percepção de sabor. Utilize fragrâncias positivas, recrie a de ambientes relativos a utilização do produto/ serviço ou até crie uma. Existem empresas que já desenvolvem esse trabalho.

5- Paladar:
Estímulos dos sabores, gostos e manias. O paladar está ligado a um dos prazeres mais importantes do ser humano, o de comer, mas também participa de boa parte da manifestação de emoções como triste, alegre, tenso, faminto, etc. A boca talvez seja tão expressiva quanto os olhos, porém, é mais fácil de ser controlada devido a mais músculos e menos nervos foto-sensíveis.

6- Emoção:
Sentimentos que queremos despertar, ou seja, cada vez que você sensorializa alguma coisa com seus sentidos, o cérebro recorre a memória para buscar informações semelhantes às da situação que você está vivenciando no momento da sensorialização.

Essas informações são vasculhadas e significadas, assim, esse resultado vai para uma parte do cérebro que despeja a informação na sua corrente sanguínea na forma de peptídeos neurais ou cadeias de aminoácidos.

Cada aspecto (cores, sons, sabores,etc.) tem o poder de trazer a tona uma memória situações e momentos específicos que irão te ajudar a projetar uma experiência no seu ambiente.

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PASSO DOIS

PEÇAS

1- Visão: Cores, elementos gráficos, símbolos, ícones, pictogramas, alinhamentos, imagens e etc. Utilize todos os análogos necessários na sua composição, mas lembre-se que MENOS É MAIS. Não exagere para acabar não dispersando a atenção do cliente do seu objetivo.

2- Audição: Sons, barulhos, etc. Busque ter uma playlist, sons ligados à experiências positivas de consumo, sons de chamada personalizados, que possam ser ligados a sua marca com o tempo (uma buzina específica para o momento de entrega de um delivery por exemplo).

3- Texturas, temperaturas, etc: Busque recriar essas texturas, se for um ambiente mais natural, utilize madeiras, pedras, ferros e etc. Se for um moderno, utilize texturas de polímeros, superfícies reflexivas, tecnologia e etc.

4- Cheiros, odores, fragrâncias, etc.: O perfume ou cheiro do seu Ponto de Vendas, do seu produto, experimentados durante a sua prestação de serviços e etc.

5- Paladar:
Sabores, gostos e etc.

6- Emoção:
Positivas (alegria, amor, amizade, etc.) ou negativas (medo, angústia, choque, etc.), na realidade existem diversas combinações e ainda suas variações para mais intenso ou menos intenso.


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PASSO TRÊS

TESTES e APLICAÇÃO

SELEÇÃO DOS NÓS DE MEMÓRIA

1- Visão: Faça variações nas suas peças em relação a utilização das:
Cores, elementos gráficos, símbolos, ícones, pictogramas, alinhamentos, imagens e etc. Utilize os análogos que você selecionou e teste variações deles.

Apresente estas variações aos clientes e você saberá quais foram mais relevantes para o grupo em sí.


2- Audição: O mesmo trabalho deve ser feito em relação a esse sentido. Você deve fazer variações, testar os Sons, barulhos, etc., para saber quais são os mais relevantes. Tente observar como eles reagem ao invés de fazer perguntas, pois as pessoas tendem a mentir não só para você, mas para sí mesmas.

Busque analisar as músicas da sua playlist ou até mesmo a ordem dela, sons ligados à experiências positivas de consumo, sons de chamada personalizados, que possam ser ligados a sua marca com o tempo (uma buzina específica para o momento de entrega de um delivery por exemplo).


3- Texturas, temperaturas, etc: Aqui proceda da mesma maneira, Analise o quanto puder aplicações variadas deste sentido e observe como as pessoas reagem a eles. Utilize essa informação para a seleção das melhores opções. Busque recriar essas texturas, se for um ambiente mais natural, utilize madeiras, pedras, ferros e etc. Se for um moderno, utilize texturas de polímeros, superfícies reflexivas, tecnologia e etc.


4- Cheiros, odores, fragrâncias, etc.: Assim como nos demais sentidos, a variação, teste e observação são as chaves do sucesso O perfume ou cheiro do seu Ponto de Vendas, do seu produto, experimentados durante a sua prestação de serviços e etc.


5- Paladar: Continue no mesmo caminho, varie, teste, observe e escolha o seus Sabores, gostos e etc.


6- Emoção: Parabéns você acaba de criar um ambiente multi sensorial para a sua marca. Ao selecionar todos os pontos acima, através da observação e testes, você garantiu que os pontos de contato do cliente com a sua marca, estimulem nós de memória positivos para o momento de decisão, escolha e share of mind.

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PASSO QUATRO

GARANTA que sua MENSAGEM foi passada com SUCESSO!

Utilize os gatilhos mentais explicados no conteúdo anterior:

História | Evento | Comunidade | Interação e conversa | Prova social …
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