COMO FAZER SEU 
BAR/ RESTAURANTE FICAR 
FAMOSO NA REGIÃO

Olá tudo bem? Antes de iniciarmos, eu preciso te fazer uma pergunta. Você sabe o quê significa ser "famoso"?

Vamos entender a origem da palavra e você vai começar a pescar aquilo que precisa para ser deixar seu bar/ restaurante famoso na sua região.

Famoso: fora do comum; excepcional; renomado; célebre...

Percebam que a qualidade e os diferenciais estão na raiz desta palavra e pesque a primeira lição. Você não precisa ter 1000 ítens no cardápio, mas precisa que aqueles que lá estiverem, sejam excepcionais. 

Para ser fora do comum você precisa gerar uma experiência diferenciado nos seus clientes e para isso deve pensar nos seus concorrentes. 

Como eles estimulam a visão, paladar, olfato, tato e audição dos clientes? Veja, anote e faça melhor.

Então vamos lá, mãos a obra...

Aversão
A- CRIE UM SÍMBOLO FORTE

Um símbolo forte não se treta apenas de uma imagem bacana. Ela deve trazer em cada elemento algo que seja importante para a solução do cliente, e que possa ser linkada à uma "jornada do herói/ storytelling" de preferência.

Em primeiro lugar, acredite em si mesmo: 
Parece bobeira, mas você não vai convencer ninguém de que tem os melhores produtos e serviços se você não acreditar nisso. Para acreditar, basta que seja verdade então comece agora a ver quem são seus concorrentes e desenvolva um cardápio melhor que o deles. Eu falei MELHOR e NÃO MAIOR, qualidade ganha de quantidade de ítens no menu.

Utilize mensagens e imagens que mexam com as pessoas. 
Use imagens de alta resolução nos materiais impressos e escolha aquelas que deixam seus pratos e bebidas mais suculentos e convidativos.

Qual a natureza do seu Menu? 
Conte mais sobre os ingredientes, preparos, história dos pratos e bebidas, do local, da idéia por traz do seu estabelecimento, etc.  Aperfeiçoe o discurso com a sua obsessão por estar sempre em busca dos melhores produtos, serviços e experiências para os seus clientes.

Crie um símbolo forte. 
Esqueça aquelas imagens super rebuscadas e letras ilegíveis. Menos é mais, um símbolo representativo e o nome bem legível são suficientes. Concentre seus esforços na construção do símbolo da sua neuromarca para que ela seja fácil de lembrar e gere conexões de valor. 

Seja lembrado durante e depois da experiência do cliente:
Faça uniformes e suvenirs para trazer a sensação de pertencimento aos seus clientes e colaboradores. Exemplos: Canecas, lembrancinhas, produtos customizados, etc.

Search and Destroy:
Busque e ataque os medos e objeções mostrando que seu bar/ restaurante oferece a experiência certa para o seu público.

Senso de pertencimento:
Estimule a marcação do seu estabelecimento nas redes sociais, crie uma experiência imersiva e se possível, tente criar uma denominação para os seus  clientes, chame-os por um nome. Exemplo: Restaurante temático de frutos do mar pode chamar seus clientes de Capitães, Marujos, Tripulação, etc.

Dream Team:
Faça seus colaboradores verem que podem ganhar mais com você do que qualquer outra pessoa e faça isso acontecer. Você não precisa ter os melhores salários e benefícios, mas se concentre em distribuir parte dos lucros, dar autonomia e recompensar boas idéias, isso fará da sua equipe um time.

Seja onipresente:
Saiba todos os dias o quê está acontecendo no seu negócio, mesmo que seja dono de uma rede com milhares de franquias, tenha um resumo do dia com seus diretores e visite seus franqueados esporadicamente.

Controle os valores gerados pela empresa e a origem deles:
As vezes o diferencial é a comida, a bebida, os preços, o atendimento, o local, a ambientação, as atrações, etc. Descubra seus principais geradores de capital e busque parcerias para poder se beneficiar o máximo possível enquanto nutre um novo parceiro para alavancar seus negócios.


B- CONSTRUA UMA HISTÓRIA

Já falei da "Jornada do Herói"? rs. Então você já sabe o quê fazer.

Caso isso seja muito difícil para você, pense no quê fez abrir seu estabelecimento: pode ser uma história de família, uma influência, ou simplesmente por dinheiro e mais nada. Nada de errado com isso, mas nesse caso, busque criar uma experiência customizada para o seu cliente, promoções estratégicas e atrações que sejam importantes para o seu público.

Exemplo: O nome do meu antigo Delivery de bebidas era: Canguru Beer toda temática era envolta do país tropical e seus atores. Vou fazer um breve resumo da história.

"Após um grande dilúvio, os mapas globais se modificaram, pois locais que antes eram terra passaram e virar mar e vice versa. Um reino de paz e prosperidade chamado Canguru Beer, era o lar dos primeiros reis da humanidade, os Hamurabis e seu povo se dividia entre os Destilados, que viviam nas serras e montanhas e destilavam as melhores bebidas de toda a Terra, enquanto os fermentados que viviam no litoral, produziam as bebidas fermentadas mais saborosas e refrescantes que se poderiam encontrar. 

Mas após o dilúvio, os Destilados ficaram presos nas montanhas por décadas e como eram os instrutores do reino, os Fermentados se tornaram uma tribo aborígene, com vaga lembrança do seu passado, mas em uma coisa eles evoluíram muito... na produção de novas bebidas, ainda mais especiais. Os reis e rainhas Hamurabis simplesmente desapareceram envoltos em um grande mistério, até que exploradores chegaram a ilha de Canguru Beer e libertaram os destilados da montanha"

A história era muito maior, mas isso é suficiente para te apresentar o pano de fundo do que se tornou:

- Clube de fidelidade "Os Hamirabis";
- Sistema de bonificação com níveis e recompensas (explorador, caçador, fermentado, destilado, hamurabi);
- Pano de fundo para jogos entre times (fermentados x destilados);
- Comunicação customizada e diferenciada;
- Loja de camisas e suvenirs;


C- EXPONHA OS PRODUTOS DE FORMA DAS ÁGUA NA BOCA

Fizemos uma lista com 6 dos gatilhos mentais mais poderosos para orquestrar a sua oferta através de mensagens imbatíveis:

1- Porn Food:
Se acostume a postar fotos suculentas dos seus pratos, principalmente 1h antes do almoço e da janta. Se tiver uma lista dos seus clientes, faça uma campanha para que essas imagens passem para eles e crie um público semelhante e outro Look a Like.

2- História:
Já falamos bastante sobre isso. Então, aproveite o aprendizado e utilize os ganchos que dei de exemplo no último parágrafo do "item B".

3- Evento:
Marque uma data que seja um "Marco" para a sua campanha, o seu Dia "D" e orquestre uma oferta, ou um bônus imperdível para essa data. Pode ser também através de uma campanha de remarketing (toda quinta dose dupla, toda sexta rodízio, todo sábado música ao vivo, etc.).

4- Comunidade:
Arrume um jeito de organizar seu público em comunidades, seja através das mídias digitais, Wapp, sugestão de eventos (empresas, aniversários, etc.), reuniões (encontros empresariais, casamentos, etc.). Você pode programar envios sobre esses temas para sua listas de clientes e enviar individualmente ou em grupos e comunidades do seu bar/ restaurante.

5- Interação e conversa:
Através das comunidades e listas, você deve gerar conteúdos de relevantes para todos e interagir com eles, sempre de maneira positiva. Pode ser feito também no seu feed, ou até mesmo de forma física. Exemplo: Parede para que as pessoas deixem seus recados, locais instagramaveis, etc.

6- Prova social:
Através da experiência do seu cliente, colha depoimentos e deixe-os acessíveis para o seu público, dessa maneira eles irão ter cada vez menos objeções e mais confiança nos seus produtos e serviços.



D- INSTRUA A SUA EQUIPE: ATENDIMENTO, PREPARO E ENTREGA.

Você precisa de pessoas chave para fazer seu bar/ restaurante funcionar como uma máquina perfeita:
- Produção: Cozinha e atendimento. Concentre seus esforços em gerar a sincronia perfeita entre estes 2 setores e 50% da sua fama estará garantida.
- Organizador(a): Sabe todo o planejamento do negócio, assim como conhece as tarefas do dia a dia. Se concentra em verificar o trabalho e deixar tudo em ordem.
- Alistador(a): Você precisará sempre de novas estratégias, idéias, atrações, públicos e maneiras diferentes de pescar clientes.
- Delivery: Tenha sua equipe ou use APPs.
- Herói: O cliente é sempre o herói do seu negócio. Se você assistiu a "Jornada do Herói" você vai entender.


E- MOSTRE O MAKING OFF SO SEU PROCESSO PRODUTIVO. Cozinha, arrumação, especialização dos funcionários, etc.

Com certeza eu não sou a primeira pessoa que te fala isso. Eu sei que é chato, mas você precisa todos os dias fazer uns vídeos e fotos e subir nas redes sociais. Não precisa se a mesma coisa, você pode ter uma cartolina preta ou branca para colocar de fundo para suas fotos e tirar assim que prato sai.
- Pode postar um prato suculento na segunda, 
- Na terça falar de um ingrediente que você usa nos seus pratos e drinks mais famosos, 
- Na quarta mostrar a cozinha, um equipamento ou um preparo,
- Na quinta falar das promoções,
- Na sexta um meme sempre cai bem,
- No sábado e domingo capriche nas atrações e poste sem dó nem piedade, rs.


F- COMO VOCÊS SABEM TUDO ISSO?

Longe de mim querer ser injusto e dizer que esse botão não serve para porcaria nenhuma, rs. Mas o fato é que utilizando a ferramenta profissional do Facebook e Instagram (gerenciador de anúncios) eu e minha equipe já conseguimos "resultados 1000x melhor literalmente" em custo por resultado de clientes que patrocinavam direto do botão de turbinar.

Durante 6 anos eu (Alexandre Magno) tive a maior distribuidora de bebidas geladas da ilha do governador. Ela se chamava Canguru Beer e foi lider de mercado até a venda da empresa para alguns investidores em 2017. Minha mãe teve um restaurante de massas, onde pude aprender um pouco da dinâmica desse segmento e eu trabalhei na gestão de eventos como Green Label Exclusive em Angra dos Reis, Space Ibiza no Rio e outros eventos, além de desenvolver projetos através da DNAhub para marcas como Azeite Royal, Instituto Gourmet, Tagme e outras grandes marcas do mercado de alimentos e bebidas.

Além disso eu Alexandre sou cientista na área das neurociências aplicada aos estudos de alimentos e bebidas e tenho diversos artigos e publicações ao redor do mundo sobre o tema.

Agora que você já conhece de que fontes bebemos, veja como podemos te ajudar.

Se você ainda não sabe como fazer campanhas pelo gerenciador, entre em contato com a DNAhub, ou acesso o nosso manual em vídeo sobre tráfego pago. Crie sua senha e acesse gratuitamente.

Te vejo no próximo conteúdo, até lá.
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