CONHEÇA OS 5 PRINCIPAIS PROBLEMAS DE VENDAS PARA BARES E RESTAURANTES.
Você sabia que as principais ameaças em vendas para bares e restaurantes podem ser resolvidas facilmente? Eu não disse imediatamente heim.
Mas com um pouco de boa vontade e mão na massa o seu empreendimento pode faturar alto.
Durante 6 anos eu tive a oportunidade de fundar a primeira distribuidora de bebidas no formato gelado, 24h e de entrega de todo tipo de produtos relacionados a festa, churrasco, etc. Fomos a maior distribuidora de bebidas desse tipo da ilha do governador, isso antes de ifood e todas as facilidades de entregas que temos atualmente. Ela se chamava Canguru Beer e foi lider desse mercado até a venda da empresa para alguns investidores em 2017. Minha mãe teve um pequeno restaurante de massas na garagem de nossa casa por volta de 1999, onde pude aprender um pouco da dinâmica desse segmento.
Na juventude trabalhei na gestão de marketing e design de eventos como Space Ibiza on tour no Rio de Janeiro, Green Label Exclusive em Angra dos Reis e outros eventos, além de desenvolver projetos através da DNAhub para marcas como Azeite Royal, Instituto Gourmet, Tagme e outras grandes marcas do mercado de alimentos e bebidas.
Além disso, como cientista na área das neurociências aplicada aos estudos de alimentos e bebidas e tenho diversos artigos e publicações sobre o tema.
Agora que você já conhece um pouco sobre essa história de 23 anos ligado a este mercado, me reuni com o time de tráfego e criação da DNAhub para identificarmos as melhores e piores estratégias, ferramentas e resultados para os clientes atendidos pela empresa e geramos uma série de postagens e artigos no blog Neurolab a começar por este.
Agora que você já conhece de que fontes bebemos, veja como podemos te ajudar.
1- FALTA DE PEDIDOS.
Existem 2 problemas comuns que podem causar a falta de pedidos. O primeiro é a falta de conhecimento do consumidor a respeito da sua marca. Além de um branding bacana, sua marca deve se tornar conhecida na região. A segunda é a má qualidade nas entregas o quê faz com que as pessoas peçam apenas 1 vez no seu empreendimento e não recomendem para amigos e família.
No primeiro caso, você precisa iniciar todo o processo do ZERO. Vamos fazer um resumo rápido agora, mas você pode ver esse conteúdo completo em outro post do nosso blog: Um pequeno erro que está te custando milhares de reais por ano.
A) Verba de marketing: no mínimo 10% do faturamento.
B) Posicionamento. Saiba quais concorrentes tem produtos, preços, pontos de venda físicos ou digitais, design, propagandas e idéias melhores que as suas. Saiba também quais concorrentes ficam abaixo de você nessa linha e agora você sabe o quê precisa melhorar para ganhar do seu próximo concorrente mais forte e para se distanciar do concorrente mais fraco que quer assumir a sua posição.
C) Tenha pontos de contato físicos e digitais. Site, redes sociais, material impresso, embalagens, uniformes, patrocínios, mídia outdoor, enfim. Aonde o seu cliente estiver, relembre da sua existência e dos seus diferenciais é claro.
D) Você tem um clube de fidelidade? Gera vantagens para os clientes recorrentes? Se não, comece a pensar nisso. É uma ferramenta importante no processo de decisão entre um bar/ restaurante ou outro.
2- NÃO TEM SITE E USA APENAS APPs PARA GERAR PEDIDOS .
Atualmente existem muitos aplicativos que geram pedidos, capturas e etc. como o IFOOD. O problema é que estes links e softwares não estão sob o seu controle e de uma hora para outra podem deixar de existir, deixando os seus clientes perdidos e você na mão.
Por isso mesmo tendo todos os APPs e facilitadores do mercado, é importante ter o seu site, mesmo que seja para direcionar para estes locais pois... ao ter seu site, você pode instalar programas das redes sociais (pixels, tags e scrips) que fazem o mapeamento do consumidor que entra nele. Podendo fazer anúncios exclusivamente para quem entrou no site, clicou em tal botão, entrou na página x, ou permaneceu pelo tempo y.
Fora isso, você pode usar palavras chave para as pessoas acharem seu site de forma orgânica ou mesmo dar uma forcinha pagando para o Google para aparecer para determinadas buscas. Legal não é?
O IFOOD permite que você instale pixels, também permite que você gere descontos e facilitadores de compra, mas ainda assim, o melhor é você ter as 2 soluções, afinal, você não começa na ponta dos restaurantes desses APPs não é mesmo. Quanto mais pontos de contato e formas do seu cliente se comunicar para fazer pedidos e reservas, melhor.
3- USAM SOMENTE APPs DE CARDÁPIO DIGITAL.
Aqui ocorre o mesmo fenômeno acima, mas a diferença é que existem tipos diferentes de cardápios digitais. Existem aquele que o cliente acessa pela internet para descobrir qual restaurante irá frequentar e aqueles que chegam no restaurante e tem uma experiência digital na própria mesa, através de seus telefones ou tablets instalados pelo local.
No primeiro caso, a recomendação é a mesma do item 2, você precisa ter o seu cardápio também no seu site. No segundo caso, este tipo de estratégia ajuda a melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas, principalmente em mesas de grandes grupos. Você pode aproveitar para solicitar informações dos clientes e liberar descontos e brindes, pois dessa maneira, estimula a compra e ainda arrecada uns leads altamente qualificados.
4- NÃO USAM AS REDES SOCIAIS DE FORMA CORRETA.
Todo mundo usa a rede social, ok. Mas se você não posta diariamente, usa trends, carrosséis, vídeos, colab, capricha no reels ou patrocina nos pefís de influenciadores no seu mercado e ainda não sabe o seu R.O.I. (return of investment) ou R.O.A. (return of all) , sinto te dizer, mas a estrada apenas começou. Nesse caso eu indico iniciarmos pela neurolinguística da internet e de lá você será encaminhado para as melhores praticas das suas redes sociais. Clique aqui.
5- USAM O BOTÃO DE TURBINAR PARA FAZER SEUS ANÚNCIOS.
Longe de mim querer ser injusto e dizer que esse botão não serve para porcaria nenhuma, rs. Mas o fato é que utilizando a ferramenta profissional do Facebook e Instagram (gerenciador de anúncios) eu e minha equipe já conseguimos "resultados 1000x melhor literalmente" em custo por resultado de clientes que patrocinavam direto do botão de turbinar.
Se você ainda não sabe como fazer campanhas pelo gerenciador, ou fazer anúncios para as etapas de consciência do consumidor, entre em contato com a DNAhub, ou acesso o nosso manual em vídeo sobre tráfego pago. Crie sua senha e acesse gratuitamente.
Te vejo no próximo conteúdo, até lá.