COMO AUMENTAR OS PEDIDOS do seu Bar/ Restaurante

Existem 2 problemas comuns que podem causar a falta de pedidos.

O primeiro é a falta de conhecimento do consumidor a respeito da sua marca. Além de um branding bacana, sua marca deve se tornar conhecida na região.

A segunda é a má qualidade nas entregas o quê faz com que as pessoas peçam apenas 1 vez no seu empreendimento e não recomendem para amigos e família. 

A má qualidade se resume em fatores como: comida derramada na embalagem, embalagem não preserva a beleza do prato, comida ruim, bebida ruim, entregadores despreparados, atendimento ruim, falta de bateria na maquininha de cartão, atraso na entrega, produto vencido, produto estragado, produto extremamente diferente da imagem de divulgação, etc.

Todos esses fatores podem gerar "ruídos" na sua marca e te fazer perder clientes.

No primeiro caso, você precisa iniciar todo o processo do ZERO. Vamos fazer um resumo rápido agora, mas você pode ver um conteúdo mais aprofundado sobre esse tema específico no Neurolab: "Um pequeno erro que está te custando milhares de reais por ano"

Mas deixa isso para daqui a pouco, vamos concluir este conteúdo pois o primeiro passo está relacionado ao valor de investimento para que você passe a ter um R.O.I. (Return of investment, em português, retorno sobre o investimento. 

Este termo normalmente está relacionado ao investimento em tráfego pago) e um R.O.A. (Return of all, em português, retorno sobre tudo. Termo relacionado ao investimento total em marketing, impressões, custo de eventos, etc. Todo investimento promocional.

Como aumentar os pedidos do seu bar/ restaurante
1) Verba de marketing: no mínimo 10% do faturamento.

Isso é muito relativo, é claro e o ideal é estudar caso a caso, estabelecer as relações entre custos fixos, variáveis, fluxo de caixa, margem de contribuição, precificação e inúmeros fatores. 

Mas se você não aplica todos os termos acima citados, vai de 10% enquanto você ajusta essa margem de acordo com o seu retorno no campo de batalha.


2) Posicionamento.

Você precisa saber quais concorrentes tem produtos, preços, pontos de venda físicos ou digitais, design, propagandas e idéias melhores que as suas. Saiba também quais concorrentes ficam abaixo de você nessa linha. 

Ao fazer essa análise, você descobre o quê precisa melhorar para "ganhar a posição" do seu próximo concorrente mais forte, ao mesmo tempo em que sabe o que precisa fazer para se distanciar do concorrente mais fraco, que quer assumir a sua posição. 

Aprenda como aplicar o posicionamento.

3) Tenha pontos de contato físicos e digitais.

Site, redes sociais, material impresso, embalagens, uniformes, patrocínios, mídia outdoor, enfim. Onde o seu cliente estiver, relembre da sua existência e dos seus diferenciais, é claro.

4) Você tem um clube de fidelidade?

O objetivo dessa estratégia é gerar vantagens para os clientes recorrentes, enquanto mantém suas margens maiores para novos clientes. O clube de fidelidade ou de vantagens pode ser bem simples de criar. Basta comunicar ao cliente e ter uma planilha com os dados dos clientes que aderirem.

A partir daí, eles se identificarão quando entrarem em contato, ou você pode criar canais diferenciados para eles. Se você ainda não pensou nisso, comece a pensar, pois esta será uma importante ferramenta a ser considerada no processo de decisão entre você e seus concorrentes.

5) Modelagem comunicacional.

Para desenvolver praticamente todos os pontos acima, você vai precisar ter um bom design para comunicar a marca, diferenciais e qualidade do seu bar/ restaurante. Pare para pensar, o quê tem em comum nos seus concorrentes em relação a percepção destas marcas? Os sentidos. Eles serão o seu motivo de reflexão, como utilizar a visão, audição, olfato, tato e paladar para gerar uma boa percepção multissensorial no seu cliente.

Exemplo:

CANAL DE TRANSMISSÃO
Estímulos envolvidos (podem ser todos ou apenas um, quanto mais multissensorial, melhor para o processo de memorização da experiência com a sua marca):
Visão: Estímulos visuais ligados à percepção do público-alvo (pratos, decoração, processo produtivo, etc.). O importante é fazer o público ter um fácil entendimento e, se possível, água na boca.


PEÇA
A fonte dos estímulos visuais são: cores, elementos gráficos, imagens, alinhamento entre os elementos, etc. Cada um destes detalhes devem ser analisados para: posts, menu, site, app, ambiente, utensílios, uniformes e por aí vai.

NÓ DE MEMÓRIA.
Agora pare para pensar… quais estímulos visuais despertam a percepção que pretendemos? Barato, gostoso, estimulante, água na boca, etc.

Confira como mensuramos os sentidos dos consumidores de 3 sabores de café. Dois de marcas de diferentes regiões brasileiras e um da Starbucks. Este trabalho foi publicado na China, portanto está em inglês, mas você pode traduzir a página pelo seu navegador caso precise.

Se você ainda não sabe como fazer campanhas para o cérebro, entre em contato com a DNAhub, ou acesso o nosso manual em vídeo sobre tráfego pago. Crie sua senha e acesse gratuitamente.

Te vejo no próximo conteúdo, até lá.
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