#12. Mensagens Subliminares (Estudo de caso)
Quando falamos em estímulos subliminares em geral, pensamos em imagens que aparecem de forma fugaz a ponto de não serem percebidas pela consciência e que mesmo assim, são capazes de influenciar as nossas decisões.
Alguns acreditam que esse recurso permite criar determinados estados de ânimo e até obter ganhos, influenciando as pessoas a fazerem certas escolhas.
Usada de forma indiscriminada essa técnica poderia ser um risco nas mãos de publicitários e políticos.
Porém que o efeito da percepção subliminar não é tão espetacular como durante muito tempo se acreditou.
O COMEÇO
A aplicação dessas técnicas `a publicidade, vieram à tona em 1957 com uma experiência desenvolvida pelo publicitário americano James Vicary 1915 a 1977, especialista em pesquisa de mercado.
Durante uma projeção em um driving ele exibiu em velocidade muito alta sem que o público notasse uma mensagem na tela “Coma pipoca e beba Coca-Cola”.
Vicari anunciou que o sistema aumentou em 20% o consumo do refrigerante e em 60% o de pipoca. Alguns anos mais tarde o próprio Vicari admitiu que nunca levaram a cabo uma experiência nesses Moldes e queria apenas incrementar o faturamento de sua agência publicitária.
Mas o mito da manipulação inconsciente já tinha nascido. A experiência foi feita posteriormente em um cinema na presença de um grupo de jornalistas, mais os dados haviam sido falsificados (o taquistoscópio, aparelho que envia as mensagens teria sido fraudado).
Para o Cinquentenário de “Como a pipoca e beba Coca-Cola”, em 2007 o psicoterapeuta e especialista em publicidade Jim Brackin, realizou uma experiência similar em um congresso de marketing em istambul.
Usando imagens subliminares divulgou o produto inexistente Delta.
Após a projeção os 400 congressistas tinham que optar entre Delta e outro produto, Theta. Resultado:
81% escolheu a primeira opção.
Alguns acreditam que esse recurso permite criar determinados estados de ânimo e até obter ganhos, influenciando as pessoas a fazerem certas escolhas.
Usada de forma indiscriminada essa técnica poderia ser um risco nas mãos de publicitários e políticos.
Porém que o efeito da percepção subliminar não é tão espetacular como durante muito tempo se acreditou.
O COMEÇO
A aplicação dessas técnicas `a publicidade, vieram à tona em 1957 com uma experiência desenvolvida pelo publicitário americano James Vicary 1915 a 1977, especialista em pesquisa de mercado.
Durante uma projeção em um driving ele exibiu em velocidade muito alta sem que o público notasse uma mensagem na tela “Coma pipoca e beba Coca-Cola”.
Vicari anunciou que o sistema aumentou em 20% o consumo do refrigerante e em 60% o de pipoca. Alguns anos mais tarde o próprio Vicari admitiu que nunca levaram a cabo uma experiência nesses Moldes e queria apenas incrementar o faturamento de sua agência publicitária.
Mas o mito da manipulação inconsciente já tinha nascido. A experiência foi feita posteriormente em um cinema na presença de um grupo de jornalistas, mais os dados haviam sido falsificados (o taquistoscópio, aparelho que envia as mensagens teria sido fraudado).
Para o Cinquentenário de “Como a pipoca e beba Coca-Cola”, em 2007 o psicoterapeuta e especialista em publicidade Jim Brackin, realizou uma experiência similar em um congresso de marketing em istambul.
Usando imagens subliminares divulgou o produto inexistente Delta.
Após a projeção os 400 congressistas tinham que optar entre Delta e outro produto, Theta. Resultado:
81% escolheu a primeira opção.