SELEÇÃO DOS NÓS DE MEMÓRIA
1- Visão: Faça variações nas suas peças em relação a utilização das:
Cores, elementos gráficos, símbolos, ícones, pictogramas, alinhamentos, imagens e etc. Utilize os análogos que você selecionou e teste variações deles.
Apresente estas variações aos clientes e você saberá quais foram mais relevantes para o grupo em sí.
2- Audição: O mesmo trabalho deve ser feito em relação a esse sentido. Você deve fazer variações, testar os Sons, barulhos, etc., para saber quais são os mais relevantes. Tente observar como eles reagem ao invés de fazer perguntas, pois as pessoas tendem a mentir não só para você, mas para sí mesmas.
Busque analisar as músicas da sua playlist ou até mesmo a ordem dela, sons ligados à experiências positivas de consumo, sons de chamada personalizados, que possam ser ligados a sua marca com o tempo (uma buzina específica para o momento de entrega de um delivery por exemplo).
3- Texturas, temperaturas, etc: Aqui proceda da mesma maneira, Analise o quanto puder aplicações variadas deste sentido e observe como as pessoas reagem a eles. Utilize essa informação para a seleção das melhores opções. Busque recriar essas texturas, se for um ambiente mais natural, utilize madeiras, pedras, ferros e etc. Se for um moderno, utilize texturas de polímeros, superfícies reflexivas, tecnologia e etc.
4- Cheiros, odores, fragrâncias, etc.: Assim como nos demais sentidos, a variação, teste e observação são as chaves do sucesso O perfume ou cheiro do seu Ponto de Vendas, do seu produto, experimentados durante a sua prestação de serviços e etc.
5- Paladar: Continue no mesmo caminho, varie, teste, observe e escolha o seus Sabores, gostos e etc.
6- Emoção: Parabéns você acaba de criar um ambiente multi sensorial para a sua marca. Ao selecionar todos os pontos acima, através da observação e testes, você garantiu que os pontos de contato do cliente com a sua marca, estimulem nós de memória positivos para o momento de decisão, escolha e share of mind.