CONSTRUA UMA HISTÓRIA

Já falei da "jornada do herói/ storytelling"? rs. Então você já sabe o quê fazer.

Caso isso seja muito difícil para você, pense no quê fez abrir seu estabelecimento: pode ser uma história de família, uma influência, ou simplesmente por dinheiro e mais nada. 

Nada de errado com isso, mas nesse caso, busque criar uma experiência customizada para o seu cliente, promoções estratégicas e atrações que sejam importantes para o seu público.

Como aumentar os pedidos do seu bar/ restaurante
Exemplo: O nome do meu antigo Delivery de bebidas era: Canguru Beer toda temática era envolta do país tropical e seus atores. Vou fazer um breve resumo da história.

"Após um grande dilúvio, os mapas globais se modificaram, pois locais que antes eram terra passaram e virar mar e vice versa. Um reino de paz e prosperidade chamado Canguru Beer, era o lar dos primeiros reis da humanidade, os Hamurabis e seu povo se dividia entre os Destilados, que viviam nas serras e montanhas e destilavam as melhores bebidas de toda a Terra, enquanto os fermentados que viviam no litoral, produziam as bebidas fermentadas mais saborosas e refrescantes que se poderiam encontrar.

Mas após o dilúvio, os Destilados ficaram presos nas montanhas por décadas e como eram os instrutores do reino, os Fermentados se tornaram uma tribo aborígene, com vaga lembrança do seu passado, mas em uma coisa eles evoluíram muito... na produção de novas bebidas, ainda mais especiais. Os reis e rainhas Hamurabis simplesmente desapareceram envoltos em um grande mistério, até que exploradores chegaram a ilha de Canguru Beer e libertaram os destilados da montanha"

A história era muito maior, mas isso é suficiente para te apresentar o pano de fundo do que se tornou:

- Clube de fidelidade "Os Hamirabis";
- Sistema de bonificação com níveis e recompensas (explorador, caçador, fermentado, destilado, hamurabi);
- Pano de fundo para jogos entre times (fermentados x destilados);
- Comunicação customizada e diferenciada;
- Loja de camisas e suvenirs;
- Muito mais, confira alguns desses materiais.

"JORNADA DO HERÓI"

MUNDO NORMAL
0- Ponto zero, ou ponto inicial. | CLIENTE BUSCA RESTAURANTE/ BAR
Quer uma opção barata? Comer muito e pagar pouco, ou pagar pouco.
Busca um bom custo x benefício?
Busca uma opção que proporcione uma experiência?
Prefere locais conhecidos, pois não tem medo de errar?
Busca opções específicas?

1- Chamado para a aventura (busca de opções).:
Faça um texto mostrando o problema que você encontrou que te levou a pensar em como resolvê-lo, ou seja. Sua marca está aí para resolver algum problema.

2- A ajuda (facilitadores):
Aqui demonstre qual foi o diferencial, a grande sacada que te fez resolver esse problema melhor que as outras maneiras de resolvê-lo (ou a sacada que te fez ver como resolver um problema que ninguém conseguiu resolver ainda). Além disso, não se esqueça que o seu cliente é o herói, então a sua solução entra aqui também, auxiliando ele a sair satisfeito. Use todos os facilitadores a sua disposição como tecnologia, canais de comunicação, etc.

3- A partida (Iniciou a ação que resultará na seleção da opção):
Agora é pra valer. Você arregaçou as mangas (ou está arregaçando elas agora) e seu cliente entrou no bar/ restaurante para consumir a sua solução.

MUNDO ESPECIAL

4- Desafios (dificuldades que irá encontrar):
Empreender não é fácil pra ninguém. Conte os desafios que teve que enfrentar para melhorar, adequar, ajustar, montar, etc. o seu bar/ restaurante, cardápio, enfim, a sua solução. Esse caminho te deu sabedoria e a experiência necessária para passar da idéia ao campo de batalha. 
Já no caso do cliente, escolher bons lugares é cada vez mais difícil, por tanto, estar bem pontuado no Ifood, Google, publicações de entretenimento e gastronomia e ter boas avaliações é um grande encurtador de caminho entre o cliente e o seu bar/ restaurante.

5- Abordagem (qualidade de atendimento de ponta a ponta):
Aqui é o momento do grande desafio. Dentre todos os problemas, teve um que foi o maior que te fez tremer ou até mesmo quebrar. É importante em primeiro lugar que a sua qualidade extrapole o bar e a cozinha, pois quando você começar a investir na divulgação, vai querer absorver e fidelizar clientes, mas muitos bares e restaurantes acabam entrando no "game"despreparados e acabam se queimando, recebendo avaliações negativas e em casos extremos haters! Vista a questão da qualidade, mantenha a divulgação através das mídias digitais, material offline e ligações. SEMPRE ATIVO.

6- Crise (treinamento para lidar com os altos, baixos e com o imprevisível):
Mas neste momento de crise, você percebeu aquilo que faltava para resolver de forma definitiva e ter a melhor solução possível. Para os clientes esses momentos de crise podem ser diversos, como, problemas na família, amigos, términos, desemprego, etc. Mantenha o seu atendimento impecável, ou seja, bem humorado,  disposição para auxiliar, prestativo, etc. sempre pronto para atender as necessidades dos clientes, estejam eles comemorando ou afogando as mágoas. 

7- Recompensa(valeu a pena, êê):
E foi realmente isso que aconteceu. Agora você tem sua solução aperfeiçoada e confiança total de que está em um nível diferente e pode transformar a vida das pessoas que precisam da sua solução.
Esse é o mindset. Por mais que o cliente tenha pago, ele pode sim sair com um sentimento de que a experiência valeu cada centavo.

8- Desfecho (saiu, mas saiu satisfeito(a)).
Esse pode variar. Você pode ter testado sua solução e ter os resultados para comprovar, ou simplesmente estar preparado como nunca para iniciar essa transformação.
Faça o cliente levar memórias do seu bar/ restaurante, seja através de uma lojinha de souvenirs, promoções interativas (posts em collab, check-in, etc.) ou de um ambiente instagramável.

9- Retorno (se prepara viu, gostei e quero mais).
Aqui você pode descrever qual foi a conclusão de toda a aventura, de como ela foi gerando uma solução que se sobrepõe, ou seja, tem um diferencial realmente mais significativo de alguma maneira (mesmo que seja conseguindo fazer algo de forma mais barata, não estamos aqui para julgar qual diferencial é mais significante para você e seu público).

10- Nova Vida (recomendações e avaliações positivas).
Todos os pontos estão conectados e sua solução está tinindo.
Isso significa que o cliente terá a melhor experiência possível dentro do seu estabelecimento e após esta experiência ele estará tão satisfeito, que fará questão de recomendar e avaliar positivamente.

11- Resolução (saldo positivissimo):
Você agora consegue enxergar as soluções para os problemas facilmente, ou seja, os problemas triviais, assim como os mais complicados, agora são fáceis para você. Mesmo algumas novidades que aparecem não
apresentam grandes desafios.
Isso significa que mesmo diante de adversidades inusitadas, sua equipe saberá lidar com a situação.

12- Status-quo (adorei, agora quero mais, mas me surpreenda):
Nada mais é o mesmo quando seu cliente se torna um herói. Proporcione novas jornadas e maiores... Se a experiência está sendo um sucesso, comece a gerar variações dela, afinal as pessoas enjoam facilmente das experiências.

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Te vejo no próximo conteúdo, até l
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