Tenha produtos SEMPRE em PROMOÇÃO

A palavra promoção neste segmento é muito importante. Cupons, descontos e etc. podem fazer a diferença na hora do consumidor optar por este ou aquele bar/ restaurante.

A qualidade sempre é um diferencial mais significativo e mais interessante do ponto de vista financeiro, pois permite ter margens de lucro maiores. Ainda assim, os seus clientes não irão reclamar de um eventual desconto.

A forma mais eficiente de lidar com promoções é fazendo promoções programadas. Muitos empreendimentos do segmento de alimentos e bebidas recebem produtos com margem de tempo para pagar os fornecedores, ou simplesmente com o cartão de crédito.

O mais interessante é sempre ter todo o estoque vendido antes do dia do pagamento e isso pode ser feito através do controle de estoque.

Como aumentar os pedidos do seu bar/ restaurante
Funciona assim: Imagine que você tem 1000 garrafas de cerveja e precisa vender todas em 4 semanas. Agora imagine que o seu lucro máximo nesse produto é de 100% e que o seu lucro mínimo é de 50%.

Na primeira semana seu objetivo será de vender 250 garrafas (1000/4 semanas = 250). Caso esse objetivo seja cumprido, OK. Caso não seja cumprido, na semana seguinte, você vai aplicar um desconto de 12,5% (100% - 50% = 50% | 50%/4 semanas = 12,5%).

Caso você venda 500 até o fim da segunda semana OK, volte a vender com margem de 100%, caso ainda não tenha cumprido sua meta, reduza para 25% o desconto. Entendeu a mecânica? Caso não tenha compreendido veja o resumo abaixo:

Recebi 1000 unidades do produto X e tenho 4 semanas para pagar ao fornecedor. Preciso vender na média, 250 unidades por semana e meu lucro varia entre 50% no pior caso e 100% no melhor caso:

Primeiro Cenário:
Semana 1: 1000 unidades com 100% de lucro.
Semana 2: 750 unidades com 100% de lucro.
Semana 3: 500 unidades com 100% de lucro.
Semana 4: 250 unidades com 100% de lucro.
Dia de pagamento do fornecedor: 0 unidades. Reposição com 4 semanas para pagar.

Segundo Cenário:
Semana 1: 1000 unidades com 100% de lucro.
Semana 2: 900 unidades. Meta não batida, preciso aplicar 12,5% de desconto sobre a margem.
Semana 3: 600 unidades. Meta não batida, preciso aplicar mais 12,5% de desconto sobre a margem, totalizando 25% de desconto sobre a margem.
Semana 4: 350 unidades. Meta não batida, preciso aplicar mais 12,5% de desconto sobre a margem, totalizando 37,5% de desconto sobre a margem.
Dia de pagamento do fornecedor: 0 unidades. Reposição com 4 semanas para pagar.

Terceiro Cenário:
Semana 1: 1000 unidades com 12,5% de desconto sobre a margem (imagine que é um novo produto).
Semana 2: 900 unidades. Meta não batida, preciso aplicar 12,5% de desconto sobre a margem, totalizando 25% de desconto sobre a margem.
Semana 3: 600 unidades. Meta não batida, preciso aplicar mais 12,5% de desconto sobre a margem, totalizando 37,5% de desconto sobre a margem.
Semana 4: 350 unidades. Meta não batida, preciso aplicar mais 12,5% de desconto sobre a margem, totalizando 50% de desconto sobre a margem.
Dia de pagamento do fornecedor: 0 unidades. Reposição com 4 semanas para pagar.

Nos 3 casos acima conseguimos fazer a venda de todos os produtos antes do pagamento do fornecedor, ou seja, ingredientes, bebidas, etc. podem ser monitorados e de acordo com a saída, você pode fazer promoções. Caso os produtos sempre saiam com margem de 100% do seu lucro ideal, talvez seja hora de dar um UP na qualidade e cobrar um pouco mais por isso. Mas não se esqueça, você deve equilibrar Valor Agregado X Valor Percebido ou seja, ao melhorar seu produto você agrega valor a ele, mas precisa se certificar que o cliente percebeu dessa maneira.


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