COMO VENDER MAIS NO SEU DELIVERY

Durante 14 anos trabalhamos com dezenas de empresas que atuam via delivery e durante 6 anos eu tive um delivery que foi por todo esse tempo o maior do nicho em uma área com aproximadamente 320 mil moradores. 

Nós não tínhamos ponto de venda então dependíamos totalmente da divulgação do nosso negócio para existir. Isso antes do Ifood e das ferramentas facilitadoras do mercado. Talvez por esse motivo eu tenha vendido essa empresa, mesmo faturando e liderando o mercado. 

Não me arrependo, vendi outros negócios para poder ter mais qualidade de vida entre 2017 e 2018 e essa foi uma decisão crucial para a alavancagem da DNAhub e para o surgimento da metodologia DNA do Tráfego e para o desenvolvimento da nossa startup Neuro Senses. 

De lá para cá e antes disso também, atendemos a todos os segmentos deste mercado, desde fábricas, distribuidoras, restaurantes, APPs do segmento, eventos, bares, boates, deliveries, claro e pesquisas científicas com alimentos e bebidas.

Confira algumas das coisas mais importantes que aprendemos nesses anos...

Como vender mais no delivery
1- Tenha sempre produtos em promoção.

A palavra promoção neste segmento é muito importante. Cupons, descontos e etc. podem fazer a diferença na hora do consumidor optar por este ou aquele bar/ restaurante. 

A qualidade sempre é um diferencial mais significativo e mais interessante do ponto de vista financeiro, pois permite ter margens de lucro maiores. Ainda assim, os seus clientes não irão reclamar de um eventual desconto.

A forma mais eficiente de lidar com promoções é fazendo promoções programadas. Muitos empreendimentos do segmento de alimentos e bebidas recebem produtos com margem de tempo para pagar os fornecedores, ou simplesmente com o cartão de crédito. 

O mais interessante é sempre ter todo o estoque vendido antes do dia do pagamento e isso pode ser feito através do controle de estoque.

Funciona assim: Imagine que você tem 1000 garrafas de cerveja e precisa vender todas em 4 semanas. Agora imagine que o seu lucro máximo nesse produto é de 100% e que o seu lucro mínimo é de 50%.

Na primeira semana seu objetivo será de vender 250 garrafas (1000/4 semanas = 250). Caso esse objetivo seja cumprido, OK. Caso não seja cumprido, na semana seguinte, você vai aplicar um desconto de 12,5% (100% - 50% = 50% | 50%/4 semanas = 12,5%).

Caso você venda 500 até o fim da segunda semana OK, volte a vender com margem de 100%, caso ainda não tenha cumprido sua meta, reduza para 25% o desconto. Entendeu a mecânica? Caso não tenha compreendido veja o resumo abaixo:

Recebi 1000 unidades do produto X e tenho 4 semanas para pagar ao fornecedor. Preciso vender na média, 250 unidades por semana e meu lucro varia entre 50% no pior caso e 100% no melhor caso:

Primeiro Cenário: 
Semana 1: 1000 unidades com 100% de lucro.
Semana 2: 750 unidades com 100% de lucro.
Semana 3: 500 unidades com 100% de lucro.
Semana 4: 250 unidades com 100% de lucro.
Dia de pagamento do fornecedor: 0 unidades. Reposição com 4 semanas para pagar.

Segundo Cenário:
Semana 1: 1000 unidades com 100% de lucro.
Semana 2: 900 unidades. Meta não batida, preciso aplicar 12,5% de desconto sobre a margem.
Semana 3: 600 unidades. Meta não batida, preciso aplicar mais 12,5% de desconto sobre a margem, totalizando 25% de desconto sobre a margem.
Semana 4: 350 unidades. Meta não batida, preciso aplicar mais 12,5% de desconto sobre a margem, totalizando 37,5% de desconto sobre a margem.
Dia de pagamento do fornecedor: 0 unidades. Reposição com 4 semanas para pagar.

Terceiro Cenário:
Semana 1: 1000 unidades com 12,5% de desconto sobre a margem (imagine que é um novo produto).
Semana 2: 900 unidades. Meta não batida, preciso aplicar 12,5% de desconto sobre a margem, totalizando 25% de desconto sobre a margem.
Semana 3: 600 unidades. Meta não batida, preciso aplicar mais 12,5% de desconto sobre a margem, totalizando 37,5% de desconto sobre a margem.
Semana 4: 350 unidades. Meta não batida, preciso aplicar mais 12,5% de desconto sobre a margem, totalizando 50% de desconto sobre a margem.
Dia de pagamento do fornecedor: 0 unidades. Reposição com 4 semanas para pagar.

Nos 3 casos acima conseguimos fazer a venda de todos os produtos antes do pagamento do fornecedor, ou seja, ingredientes, bebidas, etc. podem ser monitorados e de acordo com a saída, você pode fazer promoções. Caso os produtos sempre saiam com margem de 100% do seu lucro ideal, talvez seja hora de dar um UP na qualidade e cobrar um pouco mais por isso. Mas não se esqueça, você deve equilibrar Valor Agregado X Valor Percebido ou seja, ao melhorar seu produto você agrega valor a ele, mas precisa se certificar que o cliente percebeu dessa maneira.

Uma boa forma de agregar valor é com design, pois imagem é tudo…


2- IMAGEM É TUDO

Qual a diferença do grão de café para o Espresso Frappuccino da Starbucks?

O grão de café é uma COMMODITY, e possui o menor valor possível no mercado, pois normalmente é vendido para a indústria, que compra em enormes quantidades para transformá-lo em algo mais valioso.
 
Ao ensacar o grão, ou moer e ensacar o pó, é criado um PRODUTO, que será ensacado, distribuído e vendido até chegar na sua mesa e essa cadeia acaba gerando mais custos que são repassados ao consumidor por meio do preço. Entretanto, o consumidor não precisa colher o grão, fazer os procedimentos necessários para transformar em pó e consumir esse produto. Este tempo de vida foi trocado por dinheiro.

Ao consumir o café pronto na padaria, você está pagando por um SERVIÇO, que se for comparar fica mais caro que fazer o café em casa, mas as etapas do preparo entram na mesma conta do parágrafo anterior.

Agora chegamos na Starbucks e vamos pedir um Frapuccino que além do café leva outros ingredientes e custa muito mais que cafezinho da padaria. Neste caso, você está pagando por uma EXPERIÊNCIA e as margens aqui, podem ser estratosféricas. Mas, reparou que você está pagando por todo este valor agregado desde o início?

Funciona da seguinte maneira:
O Lóbulo Occipital, Bulbo Olfatório, Corpo Geniculado lateral, Córtex pré Frontal, Núcleo Accumbens e outras áreas trabalham junto com hormônios para gerar da o prazer e satisfação em alimentos e bebidas.

Lóbulo Occipital:
O Córtex visual, fica situado no lobo occipital, Ele recebe as projeções da retina via tálamo para diferentes grupos de neurônios que decodificam informações como cores, movimentos e orientação. Também está relacionado a memória, associação de objetos e sua informação sensorial com suas potenciais consequências, como no caso de ver os ingredientes do seu prato favorito na cozinha organizados e prontos para serem preparados.

Bulbo Olfatório:
O olfato é um dos sentidos mais antigos desenvolvidos pelo cérebro e seu estímulo é recebido no bulbo olfatório, que direciona o estímulo ao córtex olfatório, sistema límbico, córtex motor e outros locais do cérebro relacionados à memória e processamento, por exemplo. O cheiro é tão importante para os alimentos e bebidas, que foram feitas pesquisas com degustadores em que o nariz é tapado enquanto provam os alimentos. O resultado é que todos erraram, a maioria mais de 1x, mesmo para ingredientes fortes e marcandtes como o pepperoni.

Corpo Geniculado lateral e Córtex pré Frontal:
Atração pela aparência. A aparência da comida é mais importante que o sabor em muitos casos, mesmo quando o alimento é feito com os mesmos ingredientes e mesmos métodos de cozinhar.
O simples fato de estar de estômago vazio e "comer com os olhos", sentir um cheiro bom, som de fritura e outras ações estimulam a produção de grelina pelas células épsilon do estômago e do pâncreas, além de atuarem no cérebro gerando a sensação de fome. A grelina também é conhecida como o “hormônio da fome”.

Núcleo Accumbens:
Faz parte do circuito de recompensa. O VTA (Área Tegmental Ventral) contém dopamina, que é liberada no núcleo accumbens e no córtex pré-frontal. Esse circuito é ativado por meio de um estímulo de recompensa, ou seja, quando sentimos algo agradável, essa parte do cérebro recebe muita dopamina.
Com os alimentos, funciona da mesma maneira: dopaminas e serotoninas são liberadas quando as pessoas veem, experimentam ou mesmo apenas imaginam certas comidas. Quanto mais saboroso for o alimento, melhor (o cérebro tende a preferir alimentos com mais gordura), já que consome em torno de 20% da energia produzida pelo corpo humano.

Agora que você já sabe como desenvolver promoções eficientes e como funciona a percepção de preço e valor no cérebro do seu consumidor, vamos aprender a nos comunicar diretamente com ele…


3- COMUNIQUE-SE COM O CÉREBRO DO CONSUMIDOR E NO SEU RAIO DE ATENDIMENTO É CLARO.

A análise de como funcionam os processos cognitivos humanos (aqueles relacionados à aquisição de informações como aprendizagem, atenção, memória, linguagem, raciocínio, tomada de decisões, dentre outros) ligados ao comportamento das pessoas vem sendo estudada e implementada há algumas décadas.

Antes da explicação, eu vou te dizer o quê precisa ser feito, aí depois você vai poder entender melhor como chegamos aos dados apresentados abaixo:

A) O primeiro passo é entender como você está em relação aos seus principais concorrentes. Você precisa mapear o quê é interessante, positivo e negativo para iniciar a construção da imagem mais forte da redondeza.

B) Depois de definir o que você pretende usar, precisa escolher os elementos e se certifique que eles tem tudo a ver com o seu público: Elementos, imagens, cores, fontes, sons, cheiros, texturas e sabores.

C) Sabendo disso, você pode criar análogos multissensoriais. Calma, vou te dar um exemplo e você vai ver que é mais fácil do que imagina.
 
Imagine que você é dono de um restaurante ou bar, no estilo outback:

As cores, mesas, talheres, decoração, arquitetura, elementos de comunicação como placas, marcadores de mesa e etc. obedecem ao tema e transportam o cliente para a experiência que você quer proporcionar através dos 5 sentidos e dos estímulos que eles captam (visual de coisa rústica, cheiro de churrasco, sabor da cerveja gelada, música estilo australiana e texturas rústicas são na verdade análogos da experiência de estar em um local como estes no seu país nativo).

Então vamos lá, nosso objetivo é gerar uma experiência memorável, então nosso checklist vai ser assim:

- Tema da experiência.
- Harmonização de satisfatores (tudo o que os clientes gostam, em cada etapa do seu processo e em cada detalhe do seu ambiente).
- Elimine os insatisfatores (tudo o que os clientes NÃO gostam, em cada etapa do seu processo e em cada detalhe do seu ambiente).
- Mix de memorabilia: A memória do seu cliente deve ser ativada novamente de tempos em tempos depois que ele sair do seu bar/ restaurante. Por isso, é importante que ele leve lembranças. Pode ser uma loja de souvenirs com canecas, cervejas, blusas e outras lembranças da sua marca, assim como materiais promocionais e é claro, aquele bom remarketing digital.
- Engajar todos os sentidos: A experiência depende do engajamento dos sentidos e a memória também se beneficia disso, pois cada sentido grava informações em um canal sensorial ou sentido. Se conseguir engajar os 5 sentidos, você terá sua marca em 5 canais sensoriais.

Agora vamos ver como começou essa história toda:

Tudo começa com a visão de um homem, SIMON (1975) ao estudar os processos cognitivos humanos ligados à tomada de decisão. Até então a opinião do consumidor não era valorizada como é nos dias de hoje, seja pela oportunidade de diferenciar produtos com uma economia em crescimento, ou pela implementação de novas possibilidades tecnológicas. Esse campo foi desenvolvido e ramificado até o processo de decisão ligado às atividades mercadológicas.

De lá para cá, muita coisa aconteceu e eu vou tentar resumir o máximo que puder:

Anos 80:
- Ocorreu a primeira ressonância magnética de corpo inteiro na Escócia, um grande avanço comparado às radiografias realizadas até então.

Anos 90:
- As imagens por ressonância magnética funcional fMRI (do inglês Functional Magnetic Resonance Imaging), que registram imagens do cérebro em atividade durante e após estímulos, foram ampliadas, mostrando a ativação das regiões envolvidas em determinadas tarefas sem a necessidade de utilizar radiação ionizante e contraste exógeno (como os aparelhos de imagem por ressonância magnética tradicionais).
 
- As doações às pesquisas dessa natureza são aprovadas pelo Congresso americano.
 
- Surgimento do campo do design emocional no final da década de 1990 com o objetivo de evitar ou impactar determinadas emoções.
 
A respeito de tal campo, destacou-se o psicólogo Csikszentmihalyi (1996), com sua obra sobre o estado de fluxo, e Flow, como a psicologia do alto desempenho e da felicidade, que foi um importante avanço em abordagens metodológicas ao nível de experiência ideal.

Anos 00 e 10 (década de 2000 e década de 2010):
- O então presidente Barack Obama aprova a iniciativa BRAIN (Brain Research Through Advancing Innovative Neurotechnologies) impulsionaram esse movimento reunindo órgãos federais, institutos, setor industrial e universidades.
 
- A Universidade Columbia também deu seu passo na construção da Mind Brain and Behaviour Initiative.
 
- O MIT construiu o McGovern Institute for Brain Research e há outras dezenas de iniciativas somente nos Estados Unidos. Outros países também atuam com notoriedade nessa área de pesquisa.
 
- Na China, além dos investimentos proporcionais à economia do país, dentre as diversas iniciativas, uma em especial chama atenção: a pesquisa neurogenética com 100 mil pares de gêmeos.
 
- No Canadá, na Universidade de Montreal existe o centro BRAMS – Laboratório Internacional para Pesquisa do Cérebro, Música e Som.
 
- No Brasil, há quatro centros de referência atuando nessa área: USP, UFRJ, PUCRS e UFRN.
 
- Na Europa existe um projeto liderado por Henry Markram visando criar uma simulação do cérebro humano.
 
- Jordan (2000) e Norman (2005), alguns dos principais impulsionadores do chamado design emocional. Com a utilização de equipamentos e técnicas de observação do cérebro em tempo real, o design passa a ser cada vez mais centrado na experiência do usuário e em seu nível de interação, engajamento e estresse, por exemplo.

Grande número de iniciativas multidisciplinares que estudam diversas particularidades, processos, efeitos e outros valendo-se de inúmeras técnicas, metodologias e procedimentos parece rumar, segundo o Prêmio Nobel de Medicina Eric Kandel em direção ao “desafio final”: compreender a base biológica da consciência.

Além disso podemos destacar os trabalhos de:
- Neuromarketing, de BRIDGER D. (2018),
 
- CHUANG (2018), em sua obra Right Fronto Temporal EEG can Differentiate the affective Responses to Award-Winning Advertisements, busca semelhanças e diferenças em comerciais publicitários premiados.
 
- HEVNER, DAVIS COLLINS e GILL (2014) na obra A Neurodesign Model for IS research, estruturam modelos projetuais para abordar problemas através de modelos de soluções complexas.
 
- Washington Olivetto, Nizan Guanaes e Marcello Serpa são os precursores da neuropropaganda, termo utilizado no livro Neuro Propaganda de A a Z, de Antonio Lavareda e João Paulo Castro

Atualmente, no nosso trabalho (Neurosenses) utilizamos em a análise de ressonância magnética funcional (fMRI) e o eletroencefalograma (EEG), análise de saliva e diversos outros equipamentos de análise somática (análise de órgãos, partes do corpo, etc.), além de técnicas como pesquisa em profundidade. Nosso objetivo é buscar e mapear os padrões neurofisiológicos que possam gerar uma divisão de satisfatores e insatisfatores neurocomportamentais, entendendo-se que reações desfavoráveis e reações favoráveis ocorrem quando determinado elemento é apresentado.

A construção dessas reações favoráveis (ou "satisfatores") podem ser aplicadas de forma ampla (em uma cidade, um espaço público, um espaço fechado) ou em áreas muito pequenas (um ambiente, um objeto, um alimento, experiência, uma imagem física ou digital). O ponto em questão é o resultado que deve ser projetado para que o usuário tenha a experiência pretendida e a retenha em sua memória.


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Te vejo no próximo conteúdo, até lá.
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