CASES E CORES

As cores têm um impacto semelhante à música em nosso cérebro, mas não devemos esquecer que o estímulo visual chega bem antes do estímulo sonoro. O nervo óptico é 40 vezes mais rápido que o nervo auditivo.

A evolução do conhecimento sobre o significado emocional das cores levou a sua proliferação no mercado. Nossas vidas são repletas de tons que variam segundo os diversos ângulos dos relacionamentos. O que é reconhecido hoje para a vida privada das pessoas começou a valer muito antes para as marcas e os respectivos produtos.

Por trás de muitas inovações e opções de cores está a Cinquentona Pantone Collor que em um de seus últimos catálogos ofertava mais de 4.000 diferentes cores para as indústrias têxteis, gráficas, tecnologia digital, design e moda.

Imac
Um ícone do Século 21 que abusou das cores vibrantes ao pavimentar o seu caminho até o topo foi a Apple. Que embora hoje possua uma paleta de cores mais arrojada, não abre mão das cores vibrantes combinadas ao marketing arrojado e na publicidade. 

Inicialmente os IMacs em tons vibrantes romperam o tédio dos antigos computadores em cores neutras e comportadas. Depois vieram os notebooks, smartphones e Tablets com suas capas coloridas levando ao consumidor uma combinação de inovação e confiabilidade que chegaria em perfeita conexão com os consumidores, consolidando-a como a marca com maior engajamento emocional no disputado universo da tecnologia.

A cerveja Heineken, tradicional marca holandesa, é um outro caso de uso da cor na forte identidade visual da cerveja. Um gatilho cromático certeiro para o sabor do produto e a experiência do consumidor. Nela o verde impera, ele remete ao amargo, o sabor típico da cerveja além de ser a segunda cor de preferência dos homens, que predominam largamente entre seus consumidores.
Heineken verde
O vermelho vivo da coca-cola é um caso clássico. Desde a origem em Atlanta nos Estados Unidos, além de lembrar a cor das berrie, frutas típicas do país, também é capaz de mexer fundo no cérebro da gente. Afinal, é a cor do rubor, do batom, estímulo erótico, da excitação. Promessa permanente de satisfação.

A cor cria experiências que transmitem associações específicas, fazendo-nos reagir a elas intuitivamente, contribuindo para que as mensagens sejam corretamente decifradas pelos targets. A relação entre cores e nossa percepção das propriedades físicas dos objetos por exemplo, se dá sobre três dimensões básicas:

1- A primeira é a luminosidade, que tem a ver com a intensidade.
2- A segunda é a saturação, que diz respeito à pureza cromática.
3- A terceira é o matiz, as nuances de cor que conseguimos enxergar.

O ser humano consegue distinguir nada menos que 10 mil matrizes.

Quanto mais saturada a cor, maior a impressão de movimento do objeto. Quanto mais ela for luminosa, maior é a impressão de proximidade do mesmo. Matrizes de um extremo do espectro de luz (vermelho, laranja, amarelo e cores quentes) denotam mais energia e descontração, enquanto que os outros extremos (azul, verde, roxo e cores frias) despertam mais calma e introversão.

Na propaganda política o uso das cores costuma ser quase caricatural. As mensagens positivas vêm com forte colorido para despertar o leque de emoções positivas: alegria, entusiasmo, contentamento, orgulho e esperança. As mensagens negativas capricham no uso de preto e branco ou de cores escuras para evocar o medo, apontar problemas graves que precisam ser resolvidos ou ainda acentuar o descontentamento da população.

Na publicidade de mercado a Psicologia das Cores vem de algum tempo. Nela, azul em tom escuro relaciona-se ao poder, em tom claro se associa o frescor e a higiene. Vermelho é a cor da aventura, do poder, da excitação; amarelo a alegria, a jovialidade e o carinho; verde traz relaxamento e calma; branco é felicidade e pureza; preto é a cor do mistério, da autoridade, da escuridão ou da maldade; marrom sugere conservadorismo; rosa é associado a bondade, ternura, infância e maternidade.

E para agregar valor aos estudos da psicologia (que embora sejam muito úteis, precisamos entender que cor não afeta comportamento, ela pode induzir e ser um fator importantíssimo no processo de decisão, mas não é regra e possui variações culturais) estudamos a neurociência das cores. Nela, azul aciona o córtex pré-frontal; vermelho, a amígdala e o núcleo acumbens; preto também provoca a amígdala; verde alcança o córtex pré-frontal; branco, o corte cerebral esquerdo (pensamento lógico e competência comunicativa); laranja e amarelo vão direto ao sistema de recompensa; marrom ao sistema límbico; rosa, a área tagmentar ventral (responsável pela sensação de recompensa ao saciar fome sede ou sexo).

Assim como a psicologia das cores, a neurociência das cores ainda precisa evoluir muito e você não deve tomar este "guia" como algo 100% eficaz (como um equação matemática), você pode utilizar como uma base para iniciar seus testes e validações com o público e caso você tenha acesso a um centro de pesquisa, deve ter o máximo de amostras (pessoas sendo analisadas) possível para uma pesquisa quantitativa, ou um recorte muito nichado no caso de uma experiência qualitativa (quando poucas pessoas são selecionadas, mas cada uma delas é representante de um público maior, ex.: 10 personas de um público e 40 pessoas selecionadas, ou seja 4 pessoas para cada uma das personas).

Quer saber mais sobre este assunto? Entre em contato com a gente.
Cases e Cores
Referências:
HALLOCK, J. Colour assignment 2003.
DAVEY, G. The encyclopaedic dictionary of psychology. 2005.
SPENCE, C. et al. "On tasty colours and colourful tastes? Flavour Journal, 2015.
LAVAREDA A, e CASTRO J. Neuropropaganda de A a Z. 2016.
MAGNO A, Neuromarcas 2018
HELLER, E. A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão 2021.
neuromarcas
Os SEGREDOS das NEUROCIÊNCIAS para potencialização de MARCAS
NEUROMARCAS | O guia definitivo
De R$ 99,90 por R$ 0,00 por tempo limitado
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E SEGURANÇA: Nós usamos tecnologias para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS