Entenda seu mercado e seu consumidor

NÃO COMETA um pequeno ERRO que está te CUSTANDO milhares de REAIS por ano!

Aqui na DNAhub, sempre estamos em contato com muitos empresários e empreendedores através de cursos, treinamentos, encontros e etc.

Desde entidades internacionais como a ONU, até encontros regionais para quem ainda está amadurecendo uma idéia. E eu sempre vejo uma coisa que me preocupa muito…

Muitas pessoas cometem diversos erros e eu vou começar falando do principal!

A falta de planejamento. E o item que mais pesa é a falta de conhecimento adequando do mercado e do consumidor. Simplesmente por quê o planejamento estratégico raramente é desenvolvido.

Por isso se planeje para 3 anos de atividade e pelo menos 1 ano com todos os custos do negócio em caixa. Pode parecer desnecessário, mas 80% as empresas fecham no Brasil todos os anos e desses 20% que sobram, muito menos da metade chegam ao seu quinto ano de vida.

Grande parte da culpa é sua! Mas é por falta de um conhecimento que é pouco disseminado aqui no Brasil, mas que é “sagrado” nos EUA. Você deve fazer o planejamento adequado para o seu negócio, que deve levar em conta as estratégias de VENDAS, que passam pelo Marketing, Publicidade e Design.

Eu me sentia muito frustrado vendo essa situação e isso principalmente por quê sei o custo para se desenvolver essas estratégias e planejar com tanta antecedência cada passo. Foi um grande caminho entre desenvolver a metodologia Neurodesign (10 anos de empresa e 12 anos de pesquisa) e ter o grande banco de dados de perfis de consumo e análogos multi sensoriais de diversos segmentos.

E se a nossa missão é realmente entre outros objetivos, evoluir o mercado de Comunicação no Brasil através das neurociências, eu resolvi junto com minha equipe desenvolver um roteiro básico, para que TODOS possam entender em um breve texto, as fases de 1 ANO de uma empresa, Empreendimento ou Negócio, no que diz respeito à Estratégias de comunicação.

GUIA PARA TRANSFORMAR SUA MARCA EM 4 PASSOS!

Aprenda agora …

Para começar a parte principal. Preste muita atenção nas palavras a seguir, pois são um ALERTA que você deve levar em conta com a máxima seriedade.

Além dos custos de abertura do negócio, Imagem da marca, Obras no Ponto de venda, Aquisições, Contratações e etc. Você DEVE ter em vista no mínimo 1 ano dos custos fixos e variáveis (você pode fazer uma média realista e se basear por ela) do seu negócio, além de desenvolver campanhas de publicidade.

Busque saber como se comporta o seu consumidor e quem são os influenciadores dos seus produtos e serviços.

Faça um mapa de posicionamento da sua empresa e dos seus concorrentes, ou seja, dê uma NOTA para o seu Produto; Outra nota para o Custo x Benefício dele em relação aos produtos concorrentes; Outra nota para o seu Ponto de Venda, ou seja, sua Loja, Site, Escritório, Etc. em relação aos dos concorrentes e por fim, a última nota vai para o Composto promocional, ou seja, como é a sua comunicação com o consumidor e a qualidade da sua imagem em relação à do concorrente?

Pegue as 4 notas e faça uma média como no exemplo abaixo:
10 (Produto) + 8 (Custo x Benefício) + 6 (PDV) + 9 (Composto Promocional) = 33

33/4 = 8,25 e considere essa a sua nota. Faça isso com seus concorrentes e gere um quadro como esse abaixo:

Você deverá aumentar suas notas para se distanciar dos concorrentes abaixo e superar os demais. Uma dica é emparelhar as notas primeiro para superá-las uma a uma e ganhar a posição do concorrente à frente.

Para isso você deve separar uma verba para reinvestir na sua estrutura interna e na comunicação através de campanhas promocionais. Desenvolva campanhas durante 3 meses, ou seja, 4 campanhas anuais que podem obedecer a sequência a seguir:

Primeiro Passo - O Lançamento

Com marca, site, ponto de venda, mídias digitais e impressas já desenvolvidas, você deve fazer 1 mês de Pré-pré-lançamento, ou seja, divulgar que a abertura do negócio está próxima e deve começar a fazer pesquisas sobre o seu consumidor, comportamentos de compra e concorrência. Além disso, você também deve testar sua oferta, verificando com esses possíveis compradores o quê acham do seu produto, se indicariam, etc. Envie amostras também para influenciadores do seu mercado, ou seja pessoas que tem o poder de indicar seu produto ou serviço à diversos consumidores.

Você ainda poderá verificar o interesse das pessoas na sua oferta e poderá identificar as objeções delas antes mesmo do seu lançamento, pois você poderá resolver todos ou a maior parte das objeções e resolvê-las. Vença batalha antes mesmo dela iniciar.
Você poderá coletar testemunhos, ou seja, depoimentos dos usuários que gostaram e indicam a sua empresa ou você. Eles já tiveram uma experiência e podem agora falar e gerar provas da sua eficácia.

E você ainda aquece o seu público, ou seja, já gera neles a expectativa de compra para o seu lançamento (Se for um Ponto de Venda físico, promova um evento e convide os influenciadores e autoridades ligadas ao seu mercado de atuação e público-alvo).
Pontos de contato com o consumidor:

Site: Direcione as pessoas para o seu site através das mídias digitais (com um blog, para entrar em contato ou para compra direta por exemplo).

Mídias digitais (diariamente se possível): Gere conteúdo do valor, melhor fazer menos posts com mais valor que ter muitas postagens triviais). Se possível utiliza pouco texto porém com palavras chave do conteúdo e direcione o usuário ao seu site, página de venda, blog, etc

Segundo Passo - Fidelização

Ao lançar seu produto ou serviço no mercado, conquiste clientes através de algum tipo de promoção e aproveite para cadastrar seus clientes. Pode ser através de um clube de fidelidade por exemplo e você ainda poderá utilizar a sua lista para enviar promoções e aquecer seus clientes com conteúdo de valor, gerando mais fidelização e indicações.
Pontos de contato com o consumidor:

Site: Mesmos objetivos anteriores e faça dele um “Ponto de encontro” do seu público.

Mídias digitais: Mesmos objetivos anteriores. Aqui você já poderá se beneficiar muito dos algorítimos das mídias digitais. Se você ainda não utiliza S.E.O. sugiro que faça isso o mais rápido possível.

Mídias impressas: Aqui você deve ter prospectos para fidelização do seu cliente, ou seja, convite para cadastro através de uma recompensa como um clube de fidelidade por exemplo, e várias peças impressas que dependem de muitas variáveis, principalmente relacionadas à um ponto de venda físico.

Merchandising: Se você possui um local físico, se certifique que está aproveitando os espaços e os locais “quentes”. Em locais “frios” aproveite para inserir ítens que levem as pessoas até eles ou seja, aqueles principais, fazendo com que o consumidor possa visualizar o máximo de ofertas possível, de forma íntegra, ou seja, buscando resolver os problemas do seu consumidor, mesmo aqueles que ele ainda não se deu conta.

OBS: Busque projetar experiências Multi-sensoriais, ou seja:

Faça uma playlist bacana e busque sons que representam os aspectos da sua marca, colocando-os em locais estratégicos.

Procure odores e fragrâncias relacionadas a sua marca e se possível insira no seu PDV físico e em locais de campanhas como feiras e eventos. Se for possível, insira esses odores no seu produto e ou durante a experiência com seu serviço.

Se tiverem sabores relacionados ao seu produto ou à experiência de consumo do seu negócio, explore-os nos eventos, situações e ocasiões de uso, em brindes e etc.

Por último, faça com que a textura do seu PDV e ou do seu produto, assim como do material promocional reflitam a personalidade da sua marca. Ex.: Marca natural, infra estrutura de madeira, pedras, ferro, ou seja texturas encontradas na natureza. Se for moderna, busque formas arredondadas, materiais sintéticos e refletivos (tente inserir o natural aqui de forma sofisticada, fica imbatível). etc…

Terceiro Passo - Branding

Após testar a sua oferta, ajustar as objeções do seu público e apresentar ao maior número de pessoas colhendo depoimentos e fidelizando seus clientes, o objetivo agora é fortalecer sua marca e isso é possível através da QUALIDADE.

Foco naquilo que satisfaz seus concorrentes e mostre na sua campanha o quanto seu produto/ serviço está melhorando a vida do usuário e como você está melhorando a cada dia sua qualidade através do contato direto com o seu cliente.

Todas as mídias e observações acima, agora com foco na qualidade. Outros materiais promocionais devem permanecer como o clube de fidelidade. Outros podem permanecer mas lembre-se que quanto mais você fixar esse objetivo nesse período, mais vendas você terá no próximo…

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